Fumaça na capital do Sudão, Cartum — Foto: AP Photo/Marwan Ali
nnnnFrancês ficou ferido durante uma tentativa de fuga. Exército do Sudão e um grupo paramilitar se acusam sobre o caso.
nnnnSegundo a OMS, 413 pessoas morreram e 3.551 ficaram feridas desde o início dos combates.
nnnnOs Estados Unidos e o Reino Unido retiraram seus funcionários da embaixada em Cartum, e outros países seguem o mesmo passo neste domingo (23) para retirar seus cidadãos do Sudão, onde combates sangrentos entre o exército e paramilitares entraram em sua segunda semana.
nnnnUm cidadão francês também ficou ferido após uma tentativa de retirada de diplomatas e civis da Embaixada da França no país neste final de semana.
nnnnA informação foi divulgada tanto pelo exército do Sudão como pelo grupo paramilitar RSF (Forças de Apoio Rápido, em português). Ambos os grupos se acusam sobre o ataque. O RSF se opõe ao general Fatah al-Burhan, líder do Sudão.
nnnnDe acordo com a BBC, o francês estava num comboio, deixando a embaixada, quando o grupo foi alvejado e teve que voltar para o local.
nnnnO Ministério das Relações Exteriores da França emitiu um comunicado afirmando que estava retirando seus diplomatas e cidadãos da capital Cartum, mas ainda não comentou o ataque.
nnnnOs confrontos no Sudão ganharam grande repercussão no sábado (15) e começaram depois de uma ruptura entre o Exército e os paramilitares. Em outubro de 2021, os dois grupos se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder. Agora, o Exército e o RSF brigam pelo controle do país.
n