Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 380 pessoas morrem diariamente, no Brasil, por causas relacionadas à hipertensão arterial (pressão alta), dentre elas, o infarto do miocárdio, o AVC (derrame cerebral) e as doenças renais. São mais de 16 mortes por hora e muitas delas poderiam ser evitadas.
nnnnDe acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença é tão comum que acomete 1 em cada 4 pessoas adultas, ou seja, 25% dessa faixa populacional, chegando a 50% das pessoas com mais de 60 anos no país.
nnnnPara alertar a população sobre a doença, a importância da sua prevenção, diagnóstico precoce e controle, em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
nnnnA data chama a atenção para o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, o abuso do álcool, o tabagismo e a ausência de check-ups regulares, pois, assim como a herança genética, são considerados fatores de risco para o aparecimento da pressão alta.
nnnnTontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e visão embaçada são sinais de alerta e o diagnóstico precoce é fundamental para o controle do problema e a prevenção de outras doenças também graves relacionadas à hipertensão.
nnnnConfira algumas dicas para a prevenção da hipertensão:
nnnn- n
- Praticar exercício físico regularmente; nnnn
- Ter uma alimentação saudável; nnnn
- Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica; nnnn
- Controlar o estresse; nnnn
- Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo; nnnn
- Consumir mais fibras. n
Atenção: nunca se esqueça das consultas com cardiologistas, pois eles poderão identificar se a hipertensão é primária ou secundária. Quando é secundária, é importante tratar a doença de base que está causando o quadro hipertensivo. Por isso, faça o monitoramento da pressão arterial e acompanhamento especializado.
n