Remédios antigripais e os vírus; saiba quais as diferenças entre resfriado, gripe e alergia e o que fazer

n

Por Marina Pagno, g1

nnnn

No outono e no inverno, há uma tendência forte de aumento na circulação de vírus respiratórios. Doenças provocadas por esses vírus causam sintomas que incomodam no dia a dia, mas não há solução mágica que os faça desaparecer de uma hora para outra.

nnnn

De repente, o nariz começa a ficar entupido, a garganta dói e você se sente febril. Será um resfriado? Uma gripe? Ou uma alergia? Os sintomas são bem parecidos nos três casos e, infelizmente, podem aparecer com mais frequência a partir de agora, com a chegada dos meses mais frios do ano.

nnnn

Com as temperaturas mais baixas, os ambientes ficam mais fechados e úmidos, formando o cenário perfeito para infecções causadas por vírus respiratórios ou por alergias. Por isso, no outono e no inverno, há uma tendência forte de aumento na circulação desse tipo de vírus.

nnnn

🤒 Uma infecção respiratória geralmente vem acompanhada de sintomas bem chatinhos, que incomodam no dia a dia, mesmo na forma mais leve. Mas não há uma solução mágica que faça os sintomas desparecerem de uma hora para outra. O que existe são remédios que, se usados de forma correta e com orientação médica, podem ajudar a aliviar o desconforto.

nnnn

💊 Na busca por uma cura ou uma solução rápida, a primeira reação das pessoas é correr para as farmácias que, nessa época do ano, colocam de forma bem exposta dezenas de remédios antigripais, todos com nomes muito parecidos, que prometem combater resfriados e gripes.

nnnn

Só que não é bem assim.

nnnn

“De uma maneira geral, esses antigripais fazem uma combinação de vários tipos de medicamentos para dar a cobertura dos sintomas. São uma mistura de antitérmico, anti-inflamatório, analgésico e até antialérgico, que não combatem o vírus, mas sim os sintomas”, disse o médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
🦠 Apenas medicamentos da classe dos antivirais são eficientes para matar vírus como a influenza, causadora da gripe, e o Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

nnnn

n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *