HEMNSL promove ação alusiva a higienização das mãos

n

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as mãos limpas e higienizadas, para prevenir doenças, anualmente em 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das mãos e em 15 de maio,  o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar.

nnnn

Visando fortalecer as boas práticas nos processos de qualidade e segurança do paciente e reforçar a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou na sexta-feira, dia 12 de maio, uma ação interna para os colaboradores e pacientes da unidade. Organizada pelo  Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a enfermeira  Ana Clara Guimarães explicou que a higienização correta das mãos é parte fundamental para prevenir que bactérias multirresistentes se espalhem em ambientes hospitalares. Ela apresentou os tipos de higienização, as técnicas corretas, bem como os cinco momentos para a higiene das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento; após exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

nnnn

A campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos deste ano tem como lema: “Acelere a ação conjunta. Salve Vidas – Higienize Suas Mãos”

nnnn

Dinâmica

nnnn

Para exemplificar como as mãos devem ser higienizadas, colaboradoras e pacientes participaram de uma dinâmica, onde tiveram os olhos vendados e colocaram luvas para lavar as mãos. No lugar do sabonete, foi utilizado tinta verde, pois, caso fizessem a higienização de forma correta, as luvas das mãos ficariam totalmente tingidas.

nnnn

“A dinâmica leve e estratégica foi uma ótima forma de conscientizar os funcionários e pacientes”, afirmou a enfermeira Paula Motta – coordenadora da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN).  “Foi uma ação divertida e educativa. Boa para alertar não somente a nós, mães, como também aos familiares, pois iremos transmitir o que aprendemos aqui”, pontuou a paciente Isla.Taiane Reges, que teve seu primeiro filho na maternidade.

nnnn

Ao final, os participantes receberam brindes com cartão explicando a importância da lavagem correta das mãos. “Procuramos, de forma lúdica e descontraída, fortalecer e aumentar a adesão da higienização correta das mãos, protegendo os nossos profissionais, pacientes e demais usuários contra infecções”, destacou a enfermeira do SCIH, Ana Clara.

nnnn

Marilane Correntino (texto e fotos) 

nnnn
De forma lúdica o SCIH incentiva à higienização das mãos
nnnn
nnnn

Os profissionais realizam uma autoanálise e, conforme identificam suas falhas no processo, recebem orientações sobre como tornar essa prática mais eficiente

nnnn
Enfermeira Ana Clara aplica dinâmica de higienização das mãos
nnnn
Enfermeira explica que lavar as mãos é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de germes
nnn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *