HEMNSL encerra 116ª edição do curso Gestar Vidas com oração e entrega de enxoval

Ao longo dos encontros semanais, às gestantes adquiriram conhecimento e compartilharam experiências, por meio de palestras e rodas de conversas

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) encerrou no fim da manhã desta quinta-feira (05/12), a 116ª edição do curso Gestar Vidas. O projeto é uma iniciativa dedicada a orientar gestantes e seus familiares sobre os diversos aspectos da maternidade.

Organizado pelo Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia e apoio da Capelania Hospitalar, o curso tem como objetivo proporcionar às futuras mães uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas e informações essenciais sobre o período gestacional. Ao longo dos 10 encontros, o curso ministrado por uma equipe multiprofissional da maternidade, garantiu uma abordagem abrangente e especializada.

As participantes desta edição foram recepcionadas pela coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, equipe multiprofissional, diretora operacional Flávia Rosemberg, diretor técnico Márcio Guimarães, Gerente de Enfermagem, Renato Graciano, Coordenadora de Enfermagem da UCIN, Paula Lorena Carvalho, o capelão Rafael Magul, acompanhado de seu filho, o advogado Michel Magul e o diretor técnico do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – OS que administra o hospital, Gustavo Guimarães. Ele veio especialmente de Salvador para participar do encontro.

A diretora operacional, Flávia Rosemberg, expressou seu encantamento com o projeto. “É um momento lindo e podemos constatar no rosto de cada mãezinha que sai daqui hoje com mais conhecimento para passar por esse momento tão esperado por muitas mulheres”, garante.

A assessora da Assembleia Legislativa Noeli Bianca Nascimento, 51, colabora com o evento há dez anos e se emocionou bastante ao lembrar de um ensinamento de sua mãe. “Depois de Deus nós só precisamos um dos outros. Esse ensinamento de minha mãe eu carrego para a vida e faço questão de colocar em prática, por isso colaborar com este projeto me realiza e me deixa muito feliz”, conclui. Já a dona de casa, Marcileia Tavares dos Santos, 35, à espera do terceiro filho disse que a cada curso é um novo aprendizado. “Estou muito feliz e grata por estar aqui hoje. Aprendo muito com toda a equipe que é muito cuidadosa e atenciosa conosco”, afirma.

Durante a cerimônia de encerramento, o capelão Rafael Magul ofereceu uma bênção especial e conduziu orações com a participação de todos os presentes. Como de costume, ao final do curso, as gestantes receberam um kit de enxoval doado pelo grupo voluntário “Mãos Generosas”. Rafael explicou que os enxovais são confeccionados por mulheres de 50 a 90 anos de idade, que dedicam seu tempo a esse trabalho social. Cada kit contém roupinhas, fraldas de pano e descartáveis, produtos de higiene, mantas e outros mimos preparados com carinho pelo grupo.

A assistente social Lourdes Maria parabenizou as gestantes pelo envolvimento e disposição em participar dos encontros. “Foi a primeira edição de todos esses anos que conseguimos reunir trinta futuras mães no final do curso. Geralmente elas se dispersam durante o projeto e dessa vez foi diferente. Estamos muito felizes e com o sentimento de mais uma vez ter o nosso dever de acolher essas mães com muito amor e carinho cumprido. Somente agradecer a todos os envolvidos que tornou possível esse momento mais uma vez”, destaca Lourdes.