Após visita de Amorim à Venezuela, Maduro envia missão ao Brasil

n

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o novo embaixador de seu país no Brasil, Manuel Vicente Vadell – FOTO : Reprodução

nnnn

Segundo fontes dos dois países, os representantes de Nicolás Maduro buscarão selar acordos de cooperação para atender comunidades ianomâmis na fronteira

nnnn

Menos de dois dias depois de o assessor especial para a Presidência da República, Celso Amorim, ter sido recebido em Caracas pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a primeira missão de funcionários do governo chavista desembarcou no Brasil, para discutir acordos em matéria de saúde e ajuda humanitária.

nnnn

Segundo explicaram fontes de ambos os governos ao GLOBO, a missão, comandada pelo vice-ministro das Relações Exteriores para a América Latina, Rander Peña, buscará “identificar áreas de cooperação para atendimento integral a comunidades indígenas ianomâmis de ambos os países”.

nnnn

O vice-chanceler venezuelano será recebido pela secretária geral do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha, confirmaram fontes diplomáticas. Também participará do encontro o novo encarregado de negócios do Brasil em Caracas, embaixador Flavio Macieira.

nnnn

É esperada, ainda, a presença do novo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell, que esteve em Caracas para acompanhar o encontro de Maduro e Amorim.

nnnn

Democracia assediada: América Latina perdeu 9 democracias plenas nos últimos anos, incluindo Brasil, aponta estudo
Após a visita de Amorim à Venezuela, a chegada ao Brasil da delegação do governo de Maduro será a primeira de muitas, afirmam fontes dos dois governos. A intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recompor a relação bilateral com uma agenda positiva, e acompanhar a Venezuela de Maduro no que o Brasil espera seja um processo de recuperação plena da democracia. A preparação e os gestos que o Palácio de Miraflores dará em relação às eleições presidenciais de 2024 serão essenciais para avançar nesta direção.

nnnn

A questão das comunidades ianomâmis não tem na Venezuela a mesma importância e repercussão que tem no Brasil. O governo Lula decidiu enfrentar a crise humanitária do povo ianomâmi nas primeiras semanas do governo, e a cooperação com a Venezuela tem vários objetivos, além da própria ajuda às comunidades indígenas. É parte de uma agenda positiva, que o Brasil espera que inclua temas em outras áreas importantes para o governo Lula, como democracia e respeito pleno a direitos civis e políticos. Além de conversar com o governo Maduro, os enviados do governo brasileiro a Caracas se reuniram com vários dirigentes da oposição, sobretudo os que estão participando do diálogo — atualmente suspenso — no México, com mediação da Noruega.

n

10 thoughts on “Após visita de Amorim à Venezuela, Maduro envia missão ao Brasil

  1. Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you so much,
    However I am having troubles with your RSS. I don’t understand the reason why I am unable to join it.
    Is there anybody else having identical RSS problems? Anyone that knows the solution will
    you kindly respond? Thanx!!

    Feel free to surf to my web blog; nordvpn coupons inspiresensation (Da.gd)

  2. Heya this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code
    with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding skills so
    I wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

    Here is my blog vpn

  3. Everyone loves what you guys are up too. This kind of clever work
    and coverage! Keep up the good works guys I’ve you guys
    to blogroll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *