Diplomatas dos EUA e do Reino Unido deixam o Sudão; Itália, Rússia e mais países tentam retirar cidadãos

n

Fumaça na capital do Sudão, Cartum — Foto: AP Photo/Marwan Ali

nnnn

Francês ficou ferido durante uma tentativa de fuga. Exército do Sudão e um grupo paramilitar se acusam sobre o caso.

nnnn

Segundo a OMS, 413 pessoas morreram e 3.551 ficaram feridas desde o início dos combates.

nnnn

Os Estados Unidos e o Reino Unido retiraram seus funcionários da embaixada em Cartum, e outros países seguem o mesmo passo neste domingo (23) para retirar seus cidadãos do Sudão, onde combates sangrentos entre o exército e paramilitares entraram em sua segunda semana.

nnnn

Um cidadão francês também ficou ferido após uma tentativa de retirada de diplomatas e civis da Embaixada da França no país neste final de semana.

nnnn

A informação foi divulgada tanto pelo exército do Sudão como pelo grupo paramilitar RSF (Forças de Apoio Rápido, em português). Ambos os grupos se acusam sobre o ataque. O RSF se opõe ao general Fatah al-Burhan, líder do Sudão.

nnnn

De acordo com a BBC, o francês estava num comboio, deixando a embaixada, quando o grupo foi alvejado e teve que voltar para o local.

nnnn

O Ministério das Relações Exteriores da França emitiu um comunicado afirmando que estava retirando seus diplomatas e cidadãos da capital Cartum, mas ainda não comentou o ataque.

nnnn

Os confrontos no Sudão ganharam grande repercussão no sábado (15) e começaram depois de uma ruptura entre o Exército e os paramilitares. Em outubro de 2021, os dois grupos se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder. Agora, o Exército e o RSF brigam pelo controle do país.

n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *