n
Hoje, 1,79 milhão de pessoas aguardam na fila por análise de solicitação de benefício e perícia médica, segundo o Portal da Transaparência Previdenciária
nnn
n
© Agências do INSS funcionam normalmente nesta quarta / Notícias ao Minuto Brasil / POR ESTADAO CONTEUDO / POR SRS
nnn
n
ECONOMIA INSS
nnn
n
O governo federal editou nesta terça-feira, 18, uma medida provisória que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), com o objetivo de reduzir as filas de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
nnn
n
A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Hoje, 1,79 milhão de pessoas aguardam na fila por análise de solicitação de benefício e perícia médica, segundo o Portal da Transaparência Previdenciária.
nnn
n
O programa prevê que servidores administrativos e peritos médicos que aderirem recebam um pagamento de bônus de, respectivamente, R$ 68 e R$ 75 por processo concluído. O foco será em processos que aguardam na fila de espera do benefício há mais de 45 dias ou que tenham prazo judicial expirado, além de perícias atrasadas há mais de 30 dias.
nnn
n
O programa terá nove meses de duração, podendo ser prorrogado por mais três meses. Os servidores farão as avaliações como um trabalho extra, ou seja, além da capacidade operacional diária.
nnn
n
Segundo a MP, o objetivo do programa é “reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que represente acréscimo real à capacidade operacional regular de conclusão de requerimentos”.
nnn
n
Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, 36% dos 1,79 milhão de pedidos na fila estão há menos de 45 dias na espera. Um quarto (24%) aguarda de 45 a 90 dias, 27% de três a seis meses, 11% de seis menos a um ano e 2% esperam há mais de um ano.
nnn
n
Pressão a Lupi
nnn
n
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, vem sendo cobrado e pressionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, Lula anunciou que iria se reunir com Lupi e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir as filas do INSS.
nnn
n
“Primeiro, quero saber se a fila é porque não tem dinheiro para pagar os funcionários, por isso a demora”, declarou, durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada de “Conversa com o Presidente”. “Segundo, quero saber se é falta de funcionário, porque nós já provamos uma vez que podemos zerar a filaColaborou Sofia Aguiar, acrescentou.
nnn
n
Lula afirmou que, se fosse falta de funcionário, era preciso contratar mais equipes. “Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, afirmou o presidente, num alerta a Lupi.
n
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
I am extremely impressed together with your writing skills and also with the structure in your weblog. Is that this a paid subject or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it is rare to look a nice weblog like this one nowadays!
Somebody essentially assist to make severely posts I would state.
That is the first time I frequented your web page and to this
point? I amazed with the analysis you made to make this actual post incredible.
Fantastic task!
Also visit my website: nordvpn coupons inspiresensation
nordvpn coupons 350fairfax
We are a gaggle of volunteers and opening a brand new scheme in our community.
Your website provided us with helpful information to work on. You
have performed an impressive activity and our whole
community will probably be thankful to you.