O movimento visa a redução do número de acidentes através de ações de educação e conscientização de motoristas e pedestres
nnnnSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, respectivamente.
nnnnAs mortes em decorrência de acidentes de trânsito configuram a oitava principal causa de óbitos no Brasil. Só em 2021, foram registradas 31.468 mortes no país.
nnnnNo intuito de conscientizar seus colaboradores, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), promoveu, nesta segunda-feira (22/05), uma palestra sobre educação no trânsito. Os agentes de trânsito André Siqueira e Adriana Reis, da Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), de Goiânia, foram os encarregados de falar sobre o assunto.
nnnnO agente André convidou os colaboradores a fazerem uma reflexão sobre os comportamentos praticados no trânsito, como uso de celular, excesso de velocidade, entre outros. Destacou a importância da direção defensiva e respeito às regras de trânsito e fez a pergunta: o que você mudaria para melhorar o trânsito? Pelas respostas que recebeu, o agente afirmou que “enquanto a expectativa de mudança estiver no outro, fica difícil uma melhora pois, a mudança deve começar por cada um de nós, atentando sobre nossa responsabilidade para um trânsito mais humano, harmonioso e seguro”, concluiu o agente de trânsito.
nnnnSegundo o técnico em segurança do trabalho do HEMNSL, Augusto Strelow, a parceria com a SMM foi de grande importância. “Nossa intenção foi divulgar a campanha Maio Amarelo, sua importância e, principalmente, conscientizar os colaboradores para evitar acidentes de trajeto de casa para o trabalho e vice-versa”, ponderou Augusto.
nnnnA ação foi bem vista pelos colaboradores da unidade. “Gostei muito como foi abordado o assunto. Comportamentos e vícios que fazem parte do nosso dia a dia e não atentamos para o fato de fazer diferente. A atualização de dados foi boa para dar um choque de realidade. O simples respeito às principais regras de trânsito ajudariam a diminuir significativamente o número de ocorrências”, afirmou a colaboradora Jordana Rabelo. “Conversa boa, produtiva e educativa. Serviu para mudar a visão que tínhamos do agente de trânsito. Ele não está na função para nos punir e sim para melhorar o trânsito. Essa aproximação com os profissionais da SMM ajuda a melhorar a imagem da instituição”, avaliou o colaborador Joanismar Ferreira.
nnnnMarilane Correntino (texto e fotos)
nnnnnnnnnnnnnnnnn