HEMNSL inicia 117ª edição do Gestar Vidas com aula sobre exercícios na gestação

A atividade da unidade do governo de Goiás visa incentivar a prática de exercícios pelas gestantes para uma preparação física e psicológica para o momento do parto

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) deu início, no dia 20 de março, ao curso da 117ª edição do Projeto Gestar Vidas, uma importante iniciativa voltada ao cuidado e à preparação das gestantes para o momento do parto. A primeira aula do curso abordou o tema “Exercícios preparatórios para o parto” e foi ministrada pela fisioterapeuta Jackeline Rocha, reunindo teoria e prática em um encontro enriquecedor.

Durante a parte teórica, a profissional destacou as principais mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez, como as modificações corporais e posturais, a expansão torácica e a hiperlordose. Além disso, foram apresentados os riscos da gestação e os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas pode proporcionar nesse período.

A fisioterapeuta também apresentou uma série de exercícios que ajudam no preparo para o parto normal, como hidroginástica, pilates, caminhada, alongamentos pélvicos, inclinação pélvica e agachamentos. “As atividades físicas na gestação trazem benefícios específicos para a mãe e o bebê. Melhoram a oxigenação, ajudam a fortalecer os músculos que dão apoio à coluna e preparam o corpo para o parto”, explicou.

A aula prática foi marcada por momentos de interação e aprendizado. As gestantes realizaram exercícios de alongamento e movimentos com bola, sob a orientação da profissional. A proposta foi muito bem recebida pelas participantes, que aproveitaram cada instante da vivência e ainda foram presenteadas com brindes ao final da aula.

“Achei muito bom! Principalmente os exercícios para melhorar a dor lombar como feitos na bola”, avaliou Miliane da Silva, de 37 anos, com 36 semanas de gestação. “Muito esclarecedor. Aprendi um pouco mais sobre a importância dos exercícios e também a questão da postura. Aqui estou recebendo informações, apoio e práticas que fazem toda a diferença no processo da maternidade”, pontuou Franciele Garen, 36 anos, com 28 semanas de gravidez.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as gestantes pratiquem ao menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Nesse sentido, o Projeto Gestar Vidas cumpre um papel essencial ao incentivar o cuidado com a saúde materna e promover o bem-estar durante a gestação.

Marilane Correntino (texto) 

Fotos: Thatiany Ikeda