As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as mãos limpas e higienizadas, para prevenir doenças, anualmente em 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das mãos e em 15 de maio, o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar.
nnnnVisando fortalecer as boas práticas nos processos de qualidade e segurança do paciente e reforçar a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou na sexta-feira, dia 12 de maio, uma ação interna para os colaboradores e pacientes da unidade. Organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a enfermeira Ana Clara Guimarães explicou que a higienização correta das mãos é parte fundamental para prevenir que bactérias multirresistentes se espalhem em ambientes hospitalares. Ela apresentou os tipos de higienização, as técnicas corretas, bem como os cinco momentos para a higiene das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento; após exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.
nnnnA campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos deste ano tem como lema: “Acelere a ação conjunta. Salve Vidas – Higienize Suas Mãos”
nnnnDinâmica
nnnnPara exemplificar como as mãos devem ser higienizadas, colaboradoras e pacientes participaram de uma dinâmica, onde tiveram os olhos vendados e colocaram luvas para lavar as mãos. No lugar do sabonete, foi utilizado tinta verde, pois, caso fizessem a higienização de forma correta, as luvas das mãos ficariam totalmente tingidas.
nnnn“A dinâmica leve e estratégica foi uma ótima forma de conscientizar os funcionários e pacientes”, afirmou a enfermeira Paula Motta – coordenadora da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN). “Foi uma ação divertida e educativa. Boa para alertar não somente a nós, mães, como também aos familiares, pois iremos transmitir o que aprendemos aqui”, pontuou a paciente Isla.Taiane Reges, que teve seu primeiro filho na maternidade.
nnnnAo final, os participantes receberam brindes com cartão explicando a importância da lavagem correta das mãos. “Procuramos, de forma lúdica e descontraída, fortalecer e aumentar a adesão da higienização correta das mãos, protegendo os nossos profissionais, pacientes e demais usuários contra infecções”, destacou a enfermeira do SCIH, Ana Clara.
nnnnMarilane Correntino (texto e fotos)
nnnnnnnnnnnnOs profissionais realizam uma autoanálise e, conforme identificam suas falhas no processo, recebem orientações sobre como tornar essa prática mais eficiente
nnnnnnnnnnn