Hemu e HEMNSL promovem ações de conscientização sobre ISTs no pré-Carnaval

A iniciativa das unidades do governo de Goiás visa a promoção da saúde e a prevenção de doenças, mostrando que, no Carnaval, a melhor forma de curtir é com informação e responsabilidade

Em clima de folia e prevenção, os Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizaram, na sexta-feira (28/02), ações educativas para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância da prevenção e garantir que todos aproveitem o Carnaval com saúde e segurança.

No Hemu, o evento foi organizado pelo setor de Marketing e Eventos, pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa),  Ambulatório e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). A programação contou com uma palestra educativa ministrada pela enfermeira Nara Borges, que, de forma lúdica e dinâmica, abordou os diferentes tipos de ISTs, formas de transmissão e a importância do uso do preservativo. Também foi alertado para os perigos da mistura de bebida e direção. .Além disso, foram distribuídos preservativos gratuitamente para reforçar a importância da proteção.

Já no HEMNSL, a conscientização veio em meio à alegria e à animação do “Bloquinho da Lourdinha”. Com muita cor, música e interação, a equipe percorreu os corredores, setores, recepção e enfermarias da unidade, levando informação de maneira descontraída. Durante a ação, folhetos educativos foram distribuídos, e os participantes receberam preservativos como forma de incentivo à prevenção.

As atividades foram bem recebidas pelo público, que elogiou a abordagem leve e informativa. “Foi uma palestra muito animada, descontraída e com a interação de todos os colaboradores que saem daqui mais informados e irão compartilhar com as pessoas mais próximas”, avaliou a colaboradora do Hemu Neiva Veneziani. “Esse tipo de ação é necessária para fortalecer nosso foco de humanização e engajar os colaboradores em busca de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor”, afirmou a diretora operacional do HEMNSL Flávia Rosemberg.

A iniciativa das unidades hospitalares, além de promover a saúde e a prevenção de doenças, mostra que, no Carnaval, a melhor forma de curtir é com informação e responsabilidade.

Marilane Correntino (texto e fotos)