A iniciativa das unidades do governo de Goiás visa reforçar as equipes para um atendimento cada vez mais seguro e centrado nas necessidades do paciente – princípios essenciais para garantir qualidade em toda a jornada de cuidado
Em alusão à campanha Abril pela Segurança do Paciente, os Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveram, nos dias 15 e 16 de abril, uma programação especial com atividades voltadas à conscientização e ao fortalecimento da cultura de segurança no cuidado em saúde. Com o tema de 2025 “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”, as ações buscaram mobilizar profissionais, pacientes e acompanhantes para refletirem sobre a importância de um atendimento seguro, humanizado e contínuo.
Organizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), a campanha teve início no HEMNSL, no dia 15, aberta pela diretora operacional Flávia Rosemberg, com uma atividade lúdica que chamou a atenção de todos que passavam pelo corredor da unidade. Um trenzinho ilustrativo representava cada uma das metas de segurança do paciente, com seus processos explicados de forma clara e acessível. Os colaboradores também participaram de uma dinâmica interativa com perguntas sobre o tema — quem acertava, ganhava brindes. A proposta foi tornar o aprendizado mais leve e ao mesmo tempo engajador.
No dia seguinte, 16, foi a vez do Hemu dar continuidade às ações com sessões do “QualiFlix”, uma iniciativa inovadora que utilizou a exibição de vídeos como ferramenta para promover reflexões profundas. Durante as sessões, foi apresentado um trecho do depoimento de Sorrel King, mãe de Josie King, uma menina de 18 meses que morreu por falhas médicas em um hospital norte-americano. O conteúdo provocou emoção e debate entre os participantes. Na sequência, foi exibido um vídeo produzido por residentes de enfermagem obstétrica, retratando a jornada do paciente dentro da instituição.
As sessões ocorreram ao longo da tarde e noite, com duração de 20 minutos cada, e foram acompanhadas de pipoca e refrigerante, criando um ambiente acolhedor e propício à troca de ideias. Ao final, brindes foram distribuídos acompanhados de cartões com as metas de segurança do paciente.
A assistente administrativa do Banco de Leite Humano, Suelene Acácio, destacou a relevância da ação. “Vim participar, mas não imaginava que era uma coisa tão boa. Aquele vídeo mostrando o erro médico, o depoimento da mãe, achei que foi muito informativo para nós, porque a gente, como cidadão, pensa que o médico é inacessível. Eles precisam e estão sendo formados para serem mais acessíveis, escutar o paciente. Isso para mim é muito importante, porque eu sou mãe e avó. A equipe da Qualidade se superou”, afirmou.
O gerente de operações da unidade, Pedro Muricy, também elogiou a iniciativa. “Muito educativo. Ao compartilhar esses vídeos, reforça-se a necessidade de atenção e cuidado que toda a equipe do hospital deve ter com a segurança do paciente.”
De acordo com Michele Silveira, gerente de Qualidade Corporativa, a campanha foi pensada para envolver todos os profissionais na construção de uma cultura de segurança sólida e permanente. “Queremos deixar uma reflexão para cada colaborador: como estamos contribuindo para evitar ou minimizar os riscos que os pacientes correm? O que podemos fazer para ser uma barreira contra os riscos e garantir a segurança do paciente?”, concluiu.
Marilane Correntino (texto)
Fotos: Marilane Correntino e Leonardo Pimenta





