Hemu promove palestra sobre Arboviroses para conscientização dos colaboradores

Atividade integra ações de vigilância em saúde, assistência e educação e visa atualizar os profissionais da unidade para o combate às doenças como dengue, zika e chikungunya

Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle de doenças que impactam diretamente a saúde pública, o Hospital Estadual da Mulher De, Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), promoveu, no dia 21 de março, uma palestra sobre Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. A atividade foi voltada aos colaboradores da unidade e teve como palestrante a enfermeira Ana Flávia Costa, especialista em Vigilância em Saúde.

Durante o encontro, Ana Flávia apresentou informações atualizadas sobre cada uma das arboviroses, abordando formas de transmissão, sinais e sintomas, métodos de prevenção e os impactos dessas doenças na população. A palestrante também compartilhou dados atualizados sobre o número de casos em Goiás, sendo notificados 44.236 casos de dengue e 22.487 confirmados e 6 mortes; 87 notificações de zica e 1 confirmada; e notificados 576 casos de chikungunya, sendo confirmados 189 casos. Com esses números, a especialista destacou a importância da vigilância constante e da participação ativa da comunidade na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das três doenças.

“É fundamental que todos estejam atentos às medidas simples, mas eficazes, como evitar água parada, manter recipientes bem tampados e reforçar o uso de repelentes em áreas de risco. A prevenção começa dentro de casa, mas se estende para toda a comunidade”, alertou Ana Flávia.

“Nós buscamos a  promoção da saúde e a educação continuada dos nossos colegas de profissão, garantindo um atendimento ainda mais qualificado e consciente. O evento também foi uma oportunidade para que os colaboradores compartilhassem dúvidas e experiências relacionadas ao tema, ampliando o conhecimento coletivo e fortalecendo as ações internas de vigilância e prevenção”, destacou a coordenadora do NVE, enfermeira Wanda Lopes.

Marilane Correntino (texto e fotos)