Hemu realiza ação educativa em comemoração ao Dia da Nutrição

Ação da unidade do governo de Goiás contou com exposição de produtos com informações da quantidade de açúcar; alimentos in natura, processados e ultraprocessados; dinâmica de higienização de alimentos e distribuição de informativos

Para marcar o Dia da Nutrição, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do setor de Nutrição, promoveu uma ação especial, na segunda-feira (31/03), voltada para a conscientização de colaboradores, pacientes e visitantes sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Durante a atividade, foram abordados temas essenciais como o consumo de açúcar em alimentos e bebidas industrializados, a higienização correta de frutas e verduras, a ingestão adequada de água e os malefícios do fumo e do álcool para a saúde.

Uma das atrações do evento foi a exposição em uma mesa,  de alguns itens que demonstravam a quantidade de açúcar presente em diversos produtos do dia a dia; alimentos in natura,  processados e ultraprocessados, alertando sobre o consumo excessivo de alimentos industrializados. De acordo com a nutricionista Lorena Morais, o objetivo principal da ação foi orientar a população sobre uma alimentação saudável, baseada nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde.

“O Guia Alimentar nos ensina sobre escolha, combinação e processamento dos alimentos, os lugares ideais para cozinhar e fazer as refeições. Queremos incentivar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, evitando os ultraprocessados. Durante a ação, apresentamos exemplos de alimentos e orientamos sobre a escolha consciente no momento da compra”, destacou Lorena.

Outro ponto de destaque foi a explicação sobre a higienização correta dos alimentos, prevenindo doenças transmitidas por bactérias e parasitas. Muitos participantes relataram lavar frutas com vinagre ou detergente, o que é incorreto. O ideal é utilizar água sanitária diluída em água para garantir a eliminação adequada de micro-organismos. “Eu utilizava detergente e fiquei surpreso ao saber que ele pode contaminar os alimentos. Achei a abordagem bem interessante e didática”, avaliou o analista de sistema Lucas Rocha.

Além disso, a equipe ressaltou a importância da hidratação adequada. Para a população adulta e saudável, o consumo recomendado varia de 30 a 35 ml de água por quilo de peso, sendo ajustado em casos específicos de doenças.

Os participantes também puderam degustar salada de frutas e água aromatizada, tornando a experiência ainda mais interativa. A iniciativa foi bem recebida por todos, proporcionando um espaço de aprendizado e esclarecimento de dúvidas sobre nutrição e bem-estar.  “Pude tirar muitas dúvidas. Bem informativo e dinãmico”, pontuou a estagiária de enfermagem Maria Eduarda.

Marilane Correntino (texto e fotos)