Hemu realiza palestra para colaboradores em alusão ao Dezembro Vermelho

Segundo o Ministério da Saúde mais de um milhão de brasileiros vivem com HIV 

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que visa conscientizar sobre a prevenção do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST´s). Em alusão a campanha, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) promoveu nesta quarta-feira (18/12), no auditório da unidade, uma palestra voltada para os colaboradores. Os organizadores da palestra, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), comemoraram a participação da maioria.

A palestra que foi bastante dinâmica e interativa foi apresentada pela enfermeira e especialista em Administração Hospitalar, Nara Borges Ferreira. Ela destacou a importância da realização do encontro. “Para mim é sempre um prazer estar aqui com essas meninas e esses meninos. Essa campanha Dezembro Vermelho precisa muito ser divulgada e esse momento nosso aqui é enriquecedor e esclarecedor; e falar do Dezembro Vermelho pra mim é sempre uma honra. Poder esclarecer a diferença entre HIV e Aids, sintomas, diagnóstico, a história do HIV. A chegada do HIV no Brasil e como estamos hoje em relação aos casos e ao tratamento; sendo que o Brasil é pioneiro na questão do tratamento do HIV e Aids é muito significativo”, declarou.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, mais de um milhão de brasileiros vivem com HIV, com cerca de 90% cientes de seu diagnóstico. Para o coordenador do Núcleo Interno de Regulação, João Lucas, essa informação trazida durante a palestra foi essencial porque a maioria das pessoas não faz ideia disso. “É muito importante estarmos informados sobre isso porque nos mostra a necessidade de disseminar tudo o que aprendemos aqui. Quanto antes a pessoa souber o seu diagnóstico, melhores são as condições de tratamento, mesmo apesar de uma doença que ainda não tem cura, mas existe tratamento eficaz que melhora a qualidade de vida desse paciente”, afirmou.

Já para a coordenadora do NHE do Hemu, Wanda Lopes, o evento foi extremamente pertinente para conscientizar os colaboradores a cuidarem melhor da saúde. “O evento foi organizado entre o NHE e a CIPA, e o objetivo era exatamente esse:  de levar informação para que as pessoas tenham mais atenção sobre HIV/Aids. O que acontece é que na maioria das vezes passa despercebido e tomamos conhecimento de inúmeros casos que acometem tanto pacientes quanto colaboradores e isso nos preocupa. Foi uma palestra muito animada, descontraída e com a interação de todos os colaboradores que estiveram presentes. Eu acredito que todos saem daqui mais informados e irão compartilhar com as pessoas mais próximas”, completou.

O técnico em segurança do trabalho e presidente da CIPA, Roberto José de Azevedo Júnior, falou sobre a importância de tratar desse tema. “Foi muito útil esse momento porque muitos de nós agregamos ainda mais conhecimento para lidar com nossos pacientes e colaboradores, se for preciso. A forma que a palestrante também conduz o tema foi muito legal, fez todo mundo rir e aprender ao mesmo tempo. Parabéns a todos os envolvidos e tomara que tenhamos alcançado o nosso objetivo de plantar uma sementinha em cada um que esteve aqui”, disse.

Ana Cléia (texto e fotos) / IGH