Hospital Estadual da Mulher abre a “Semana da Metodologia e Pesquisa Científica – Hemu 2025”

Com foco na excelência acadêmica, o evento visa fortalecer o desenvolvimento da pesquisa científica na instituição

Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) abriu nesta segunda-feira, 28 de abril, a Semana da Metodologia e Pesquisa Científica – Hemu 2025. O evento, realizado no auditório da unidade, é uma iniciativa da Seção de Ensino e Pesquisa (SEP), Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), e se estenderá até dia 29 de abril, das 9h às 11h. O objetivo principal é debater aspectos metodológicos da pesquisa científica e fortalecer o desenvolvimento da produção científica dentro da instituição.

A abertura foi conduzida pelo médico Marco Aurélio Albernaz, coordenador do CEP, que ressaltou a importância da pesquisa para a formação dos residentes e profissionais de saúde. “Este minicurso visa capacitar nossos alunos e profissionais para o desenvolvimento de pesquisas científicas na nossa instituição”, destacou. Durante o primeiro dia, o público formado por residentes, profissionais da área e demais interessados, participou de palestras e discussões voltadas à produção de conteúdo científico de qualidade.

A programação do primeiro dia contou com duas palestras: “Metodologia Científica – Tipos de Estudos e seus Delineamentos”, ministrada pela enfermeira obstétrica Alinne de Sá, e “O papel do Comitê de Ética em Pesquisa”, apresentada pelo próprio Dr. Marco Aurélio. As atividades proporcionaram aos participantes uma imersão nas práticas e exigências que fundamentam uma pesquisa ética e metodologicamente correta.

Durante os três dias de evento, a unidade contará com a presença de profissionais qualificados, que compartilharão conhecimentos indispensáveis para a elaboração de estudos científicos rigorosos e relevantes. A programação foi cuidadosamente estruturada para oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, trocar experiências e se atualizar quanto às regras e métodos mais adequados na condução de pesquisas na área da saúde.

Programação:

– Dia 29 (terça-feira) – Palestras: “Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa”, ministrada pela preceptora da Residência Médica em Obstetrícia – Luiza Emylce Rosado; “Construção de Banco De Dados – SOFTWARE SPSS 22.0”, pela enfermeira obstetra e mestre em gestão organizacional – UFG – Renata Lopes Silva;  e “Plataforma Brasil: O que é, e como utilizá-la”, com o palestrante Dr. Marco Aurélio Albernaz.

– Dia 30 (quarta-feira) – Palestras: “Inteligência Artificial na Pesquisa”, pelo Dr. em Psicologia e especialista em Enfermagem Obstétrica –  Diego Vieira;  “Passos para Realização de Pesquisa no Hemu”, a ser abordada pela mestre em Enfermagem e coordenadora da Residência de Enfermagem Obstétrica – Amanda Coelho; e “Plataformas de Pesquisas Bibliográficas”, ministrada pela tutora da Residência de Enfermagem Obstétrica – Joanne Nascimento.

Marilane Correntino (texto e fotos)