Hospital Santa Helena inova em oferecer cirurgia robótica

Com a adoção da tecnologia de ponta, a unidade beneficia médicos e pacientes

O Hospital Santa Helena dá um grande passo na inovação médica ao anunciar a implementação da cirurgia robótica Da Vinci, unindo a expertise da equipe médica com essa tecnologia de ponta, revolucionando a medicina. O sistema robótico permitirá a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos com maior precisão, segurança e recuperação mais rápida para os pacientes.

A cirurgia robótica tem revolucionado o campo da medicina ao oferecer um controle avançado para os cirurgiões, permitindo movimentos mais precisos e uma visão ampliada da área operada. O robô Da Vinci é equipado com quatro braços mecânicos totalmente articulados e uma câmera de alta definição, que proporciona uma visão tridimensional ampliada em até 12 vezes. Isso permite ao cirurgião realizar movimentos mais delicados e precisos, reduzindo o impacto da cirurgia no corpo do paciente.

A adoção dessa tecnologia pelo Hospital Santa Helena representa um avanço significativo na oferta de procedimentos menos invasivos. Entre os principais benefícios estão: menor tempo de internação; recuperação mais rápida; redução do risco de infecção e sangramento; maior precisão nos procedimentos e menos dor no pós-operatório

A tecnologia é especialmente eficaz em cirurgias oncológicas e urológicas, como a prostatectomia, além de intervenções ginecológicas e digestivas. Com o auxílio da robótica, o hospital ampliará a segurança e a qualidade dos procedimentos oferecidos à população.

Nos últimos anos, a cirurgia robótica tem crescido exponencialmente no Brasil. Desde sua chegada ao país, em 2008, mais de 100 mil procedimentos foram realizados com o sistema Da Vinci, e a tendência é de aumento contínuo. Em 2022, foram feitas aproximadamente 27 mil cirurgias robóticas no país, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior.

Compromisso com o bem-estar dos pacientes

Com essa nova tecnologia, o Hospital Santa Helena reforça seu engajamento em oferecer o que há de mais moderno na medicina, priorizando o conforto e a segurança dos pacientes. “Nosso objetivo é proporcionar um atendimento de excelência, garantindo que nossos pacientes tenham acesso às melhores e mais avançadas técnicas cirúrgicas disponíveis no mundo”, destaca a diretoria da unidade.

O urologista Flávio dos Santos – especialista em cirurgia robótica, explica que a ferramenta representa um grande avanço para as especialidades médicas cirúrgicas. “Essa tecnologia, permite que  realizemos cirurgias complexas através de pequenas incisões, com uma precisão que supera as técnicas abertas. Como consequência, além do benefício estético, temos menor ocorrência de dor, sangramento, infecções e a diminuição do tempo de hospitalização. Assim, os benefícios para os pacientes se mostram desde as fases iniciais até a longo prazo”, avalia o especialista.

A previsão é que as primeiras cirurgias robóticas no HSH comecem em fevereiro, ampliando as opções de tratamento na cidade e consolidando a unidade como referência em inovação e cuidado de alta qualidade.­­