Indícios de uso de drogas há 3 mil anos em caverna da Espanha – encontrados por Pesquisadores.

n

Fotografia recipiente em câmara da caverna Es Càrritx, na ilha espanhola de Menorca, no qual foram encontrados cabelos que datam de cerca de 2.900 anos. — Foto: Reprodução Scientific Reports/Cortesia do Consell Insular de Menorca

nnnn

Cientistas detectaram substâncias alcaloides procedentes de plantas em fios de cabelo datados da Idade do Bronze. Achado pode ser a evidência direta mais antiga do uso de drogas alucinógenas no país.

nnnn

Por Deutsche Welle / g1 ciencia

nnnn

Os humanos já estavam usando drogas alucinógenas na Espanha há cerca de 3.000 anos, revelou uma nova pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports nesta quinta-feira (06).

nnnn

Uma simples mecha de cabelo foi suficiente para fornecer o que se acredita ser a primeira evidência direta do uso de drogas na Europa, ainda no final da Idade do Bronze.

nnnn

Um grupo de pesquisadores espanhóis e chilenos analisou os fios de cabelo e detectou neles substâncias alcaloides procedentes de plantas. O estudo, liderado por Elisa Guerra, da Universidade de Valladolid, na Espanha, aponta que essas drogas poderiam ter sido usadas como parte de cerimônias rituais.

nnnn

O cabelo estava escondido na caverna de Es Càrritx, na ilha espanhola de Menorca. Descoberta em 1995, a caverna abrigava uma câmara usada como espaço funerário, onde foram encontrados pequenos recipientes cilíndricos de madeira com cabelos que datam de cerca de 2.900 anos.

nnnn

O estudo analisou apenas alguns dos fios disponíveis, alguns com até 13 centímetros de comprimento. Encontrar cabelos preservados daquela época no Mediterrâneo ocidental é “extremamente raro”, afirmam os pesquisadores.

n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *