A liberação do dinheiro esquecido começou nesta terça-feira (7), às 10h.
nnnnFONTE: ECONOMIA FOLHAPRESS BANCO-CENTRAL
nnnnPessoas físicas e jurídicas com valores a receber de instituição que não aderiu ao SVR (Sistema Valores a Receber) do Banco Central terão de solicitar o dinheiro diretamente ao banco ou à instituição financeira.
nnnnSegundo o BC, do total de 1.060 instituições que informaram valores ao SVR, 640 delas assinaram o “Termo de Adesão”. O restante, não. A maioria das que não assinaram o documento é entidade de menor porte, que alega impossibilidade de adaptar os sistemas para fazer a devolução diretamente na conta dos clientes.
nnnnA liberação do dinheiro esquecido começou nesta terça-feira (7), às 10h. No primeiro dia, das 10h às 17h30, foram atendidas 1,6 milhão de pessoas que puderam resgatar R$ 62,1 milhões. Ao todo, há R$ 6 bilhões destinados a 40,9 milhões de pessoas físicas e jurídicas.
nnnnAo acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br para fazer o resgate do dinheiro, o cidadão irá descobrir se a instituição devedora permite a solicitação dos valores por Pix, DOC ou TED, caso contrário, terá de entrar em contato e combinar um meio de receber.
nnnnAs informações sobre o banco ou financeira estarão no sistema, como telefone e email. Em alguns casos, será necessário ia até a agência. A forma de pagamento não é definida pelo Banco Central, mas pela instituição pagadora.
nnnnA Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirma que emitiu comunicados aos seus associados “reforçando as orientações para a participação e operacionalização do sistema”, e apenas instituições que identificaram a inexistência de valores a devolver ficaram de fora do sistema.
nnnnPara Cíntia Sena, educadora financeira da Dsop, o cidadão que tem valor a receber de banco ou instituição que não assinou o termo de adesão deverá fazer as contas para saber se vale a pena fazer o resgate. Para isso, precisará entrar em contato e combinar a forma de pagamento.
nnnn“Todo dinheiro é válido e sempre bem-vindo, mas se o acesso a ele for gerar mais custo do que o valor que vou receber é preciso pensar bem. Se conseguir fazer de forma online, é uma boa forma. Se tiver que ir a uma agência, que não facilita, tem que ser avaliado: o valor que vou receber versus o custo que eu vou ter parra receber esse valor?”
n
I’m really inspired along with your writing abilities as neatly as with the format on your weblog. Is that this a paid topic or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent high quality writing, it is rare to look a nice weblog like this one these days!