Semana belga de cervejas em chão goiano é atração na última semana de agosto

Com suas receitas de cervejas e de comidas típicas da Bélgica, a cervejaria goiana Dona Lupulina participará de festival mundial para cervejeiros caseiros e artesanais

Brasileiros, em sua maioria, são apaixonados por cerveja, o que ajuda a explicar porque o Brasil é o terceiro maior País em consumo da bebida no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Com mais de 14,932 milhões de quilolitros, o volume consumido pelos brasileiros representa 7,8% de todo o mundo, segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja, divulgado neste ano pela Kirin Holdings.


Tanta paixão pela bebida faz do brasileiro um bom receptor de novos estilos e receitas, originárias dos mais diversos países e continentes. “Dentre os estilos que mais fazem sucesso no Brasil está o estilo belga, um dos mais tradicionais”, afirma a mestre cervejeira e proprietária da cervejaria Dona Lupulina, Renata Farias.


A Bélgica, conforme ela explica, é um dos berços de alguns dos principais estilos cervejeiros do mundo, com receitas que se renovam desde o século XIII. Visando disseminar a história e a cultura do país com as cervejarias, o Belgium Beer Week é um evento mundial que acontece todos os anos durante a última semana de agosto. “O festival contribui com o amadurecimento do mercado cervejeiro com a interação entre cervejarias e apaixonados por cerveja de vários lugares do mundo. Cervejarias brasileiras, britânicas, alemãs e de outros países estarão participando. No total, são mais de 40 casas”, aponta Renata Farias.


A cultura cervejeira belga, reconhecida mundialmente por sua tradição e inovação, ganha destaque no Brasil com uma semana especial dedicada à sua divulgação e ao fortalecimento do mercado cervejeiro nacional. E pela segunda vez consecutiva, a Dona Lupulina participa do evento, que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto. O calendário conta com diferentes atrações e promoções para agradar os goianos. “No dia 28, vamos realizar uma noite de harmonização de cervejas belgas, combinando a culinária belga com nosso cardápio especial”, detalha a mestre cervejeira. “A casa apresenta um menu voltado para a cultura belga, com receitas de cervejas fabricadas pela própria cervejaria, durante toda a semana, além de cervejas importadas diretamente da Bélgica”, acrescenta. “E isso tudo animado com música a altura do bom gosto do cliente”, completa Renata Farias.


Eleita a melhor cervejaria de Goiás pelo Concurso Brasileiro de Cervejas em 2023 e 2024, a Dona Lupulina tem conquistado um lugar especial no coração dos goianos que gostam de um bom chope artesanal. Com suas bebidas Belgian Session Ale, Smoked Porter, Vienna Café, Gose, Grodziskie, Quadrupel e Amber Weiss, já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em concursos nacionais e internacionais. “A Dona Lupulina, premiada internacionalmente, representa Goiás em uma iniciativa que une cervejeiros de todo o Brasil para celebrar e aprender com a rica cultura cervejeira belga”, enfatiza.


As belgas do festival


E no cardápio da Dona Lupulina terá a famosa Belgian Session Ale, uma cerveja leve com 4,5%, com aroma cítrico e refrescante. Leva casca de laranja e semente de coentro. Harmoniza com pratos leves como saladas, ceviches, peixes crus, etc. Em seguida, a opção é a Quadrupel, uma das mais populares da casa, com teor de 10%, com aromas e sabores complexos de frutas secas escuras como tâmaras, ameixa seca, uva e banana passa. A medalhista harmoniza com carnes de caça e queijos fortes.


A Belgian Tripel é fácil de ser reconhecida por seu aroma cítrico de laranja, misturado ao zimbro e anis estrelado. Feita com lúpulos nobres, tem alto teor alcoólico e é muito refrescante, com versatilidade na harmonização. Por fim, a Belgian Saison é uma receita inspirada nas típicas cervejas do sul da Bélgica, com características marcantes frutadas derivadas da fermentação e das especiarias utilizadas na produção Com final seco e retrogosto levemente amargo, convida os amantes de cerveja para um gole a mais. Também com harmonização versátil, acompanha bem desde frutos do mar e moqueca até queijos maturados e carnes da charcutaria.


Pratos típicos e especiais para o evento


A cerveja é um ingrediente comum em muitos pratos tradicionais belgas, como o carbonade, um ensopado de carne cozido em cerveja, e o coelho em gueuze. A Dona Lupulina traz para os apreciadores da gastronomia dois pratos com a cara da Bélgica em pleno “chão goiano”. O Carbonades flamandes, ou ensopado flamenco, é um prato tradicional Belga e consiste num ensopado de carne cozido lentamente na cerveja Quadrupel e um toque levemente adocicado. A outra opção é o Boulets à la liégeoise, um prato tradicional que consiste em almôndegas de carne bovina e suína cobertas com molho da cerveja Quadrupel. Ambos são servidos com batatas fritas ou torradas.


Para Renata Farias, a participação da Dona Lupulina não só eleva o nome de Goiás no cenário cervejeiro, mas também contribui para o crescimento e diversificação do mercado brasileiro, inspirado pelas tradições belgas.


Belgium Beer Week Brasil


O festival Belgium Beer Week já tem data marcada para o final do mês de agosto, e o cronograma está sendo montado para brindar a cultura belga na Dona Lupulina. Para o primeiro dia do evento, haverá harmonização de cervejas a partir das 19h, na sede da cervejaria. A noite será conduzida pela Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos Renata Farias, com 5 cervejas disponíveis para harmonização com petiscos juntamente à exposição da história e da cultura cervejeira belga e de outras escolas pelo mundo. Dentre as 5 cervejas do evento, 4 são de fabricação própria da Dona Lupulina. Ao término da noite, todos os participantes poderão aproveitar o chope da casa. O valor para participar desse momento de aprendizagem e imersão na cultura belga é de R$ 120,00.