Taiwan detecta 42 aviões militares chineses nas imediações da ilha

Taiwan detectou hoje a presença de 42 aviões militares chineses nas imediações da ilha, horas após a China ter anunciado o arranque de exercícios militares marítimos e aéreos em torno de Taiwan.

© Lusa / Notícias ao Minuto Brasil / POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL / POR SRS

MUNDO TAIWAN

O Ministério da Defesa taiwanês disse que entre os aviões detectados estavam caças J-10 e J-11, sendo que 26 das 42 aeronaves atravessaram a linha mediana que separa a ilha da China continental.

Num comunicado divulgado na rede social X (antigo Twitter), o ministério acrescentou que também foram detectados oito navios militares chineses entre as incursões, que começaram por volta das 09:00.

As autoridades de Taiwan responderam com o destacamento de aviões e navios e com a ativação de sistemas de mísseis terrestres, indicou o comunicado.

Horas antes, o exército da China tinha anunciado o arranque de exercícios militares marítimos e aéreos em torno de Taiwan, num “sério aviso” aos “grupos separatistas” da ilha e às “forças externas” que os apoiam.

Em reação, o Ministério da Defesa de Taipé disse num comunicado que “condena veementemente este comportamento irracional e provocativo e enviará as forças adequadas em resposta (…) a fim de defender a liberdade, a democracia e a soberania de Taiwan”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China tinha prometido no domingo passado “medidas firmes” contra a passagem do vice-Presidente taiwanês William Lai Ching-te pelos Estados Unidos, algo que considerou ser um ataque às suas reivindicações de soberania sobre Taiwan.

William Lai voltou a Taipé na sexta-feira, depois de viajar para o Paraguai, onde participou na posse de Santiago Peña como novo Presidente daquele país, um dos poucos a reconhecer oficialmente Taiwan.

O vice-Presidente fez duas paragens em Nova Iorque e em São Francisco, tendo sido recebido por representantes do Instituto Americano de Taiwan, que atua como a embaixada norte-americana de fato na ilha, na ausência de relações diplomáticas entre Washington e Taipei.

A China considera Taiwan uma das suas províncias e não renuncia ao eventual uso da força militar para conseguir a reunificação.

O exército chinês já tinha lançado em abril manobras de três dias em torno de Taiwan, em reação a uma reunião nos Estados Unidos entre o presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Kevin McCarthy, e a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.

William Tai foi o escolhido pelo Partido Democrático Progressista, atualmente no poder em Taiwan, como candidato a suceder a Tsai Ing-wen nas eleições marcadas para 2024.

5 thoughts on “Taiwan detecta 42 aviões militares chineses nas imediações da ilha

  1. I’m really impressed along with your writing abilities and also with the structure for your weblog. Is this a paid subject matter or did you customize it yourself? Either way stay up the nice high quality writing, it is uncommon to look a great weblog like this one today!

  2. You are so cool! I don’t believe I’ve truly read a single thing like that before.
    So nice to find someone with a few genuine thoughts on this topic.
    Really.. thank you for starting this up. This web site is one thing that’s needed on the web, someone with a little originality!

    my site … nordvpn coupons inspiresensation (http://cia.sh)

  3. 350fairfax nordvpn coupons
    Hello fantastic website! Does running a blog similar to this take a lot of work?
    I’ve virtually no understanding of computer programming but I had been hoping to start
    my own blog soon. Anyways, if you have any ideas or tips for new blog owners please share.
    I know this is off topic but I simply wanted to ask. Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *