Lula quer preservar salário-mínimo e Bolsa Família no arcabouço fiscal

n

© Getty Images / POR FOLHAPRESS

nnnn

Para economistas, a política de valorização do salário mínimo defendida por Lula pode pressionar a sustentabilidade do arcabouço fiscal desenhado por Haddad.

nnnn

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçou nesta segunda-feira (15) a estratégia para negociação do marco fiscal no Congresso Nacional. Em reunião com o núcleo de governo, Lula definiu como prioritário a preservação de uma política de valorização do salário-mínimo e do Bolsa Família.

nnnn

A orientação de Lula é que fiquem imunes a sanções em caso de descumprimento das regras fixadas dentro desse novo arcabouço fiscal. A tendência é impor, no texto, restrições a gastos com funcionalismo e à concessão de benefícios fiscais, se essas metas não forem alcançadas.

nnnn

Ainda durante a reunião da coordenação, foi desenhada uma ação conjunta dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na articulação no Legislativo.

nnnn

Além de um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Haddad terá duas reuniões com líderes partidários no intuito de convencê-los a preservar o que considera fundamental no texto.

nnnn

Em busca de adesões, Padilha terá reuniões com partidos, tendo como foco MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Caberá ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), conter o PT e negociar com os demais partidos de centro-esquerda na tentativa de deter a apresentação de propostas alternativas ao texto que exijam esforços do governo na articulação.

nnnn

O Congresso e a gestão petista discutem incluir no arcabouço fiscal um trecho que suspende a alta real do salário mínimo caso a meta de resultado primário seja descumprida por dois anos seguidos, segundo quatro pessoas envolvidas na negociação ouvidas pela Folha de S.Paulo.

nnnn

Nesta situação, o salário mínimo ainda seria corrigido pelo índice oficial da inflação, para preservar seu poder de compra, mas sem o aumento adicional previsto na política de valorização apresentada pelo governo petista

nnnn

Para economistas, a política de valorização do salário mínimo defendida por Lula pode pressionar a sustentabilidade do arcabouço fiscal desenhado por Haddad.

n

18 thoughts on “Lula quer preservar salário-mínimo e Bolsa Família no arcabouço fiscal

  1. It’s not my first time to visit this site, i am browsing this site dailly and obtain pleasant data from here every
    day.

    Also visit my page vpn

  2. I am really inspired together with your writing abilities and also with the structure to your blog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself?

    Either way stay up the excellent high quality writing, it’s uncommon to peer a great blog like this one today..

  3. May I simply just say what a relief to find someone that actually knows what they’re talking about online.
    You actually understand how to bring an issue to light and
    make it important. A lot more people must look at this and understand this side of your story.

    I was surprised you aren’t more popular since you most certainly possess
    the gift.

    Also visit my web page; http://winkler-martin.de/messages/61849.html

  4. I started charming https://www.cornbreadhemp.com/collections/thc-gummies a smidgin while ago just to see what the hype was wide, and fashionable I in reality look impudent to them before bed. They don’t finish me abroad or anything, but they gain it so much easier to chill and fall asleep naturally. I’ve been waking up sensibility nature more rested and not sluggish at all. Unequivocally, nice of impose upon I’d tried them sooner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *